Atividades para o 5º ano
(Atenção! O gabarito deverá ser registrado no bloco)
Exercício de interpretação com texto “O homem
e a galinha”
O HOMEM E A GALINHA
Era
uma vez um homem que tinha uma galinha. Era uma galinha como as outras.
Um
dia a galinha botou um ovo de ouro. O homem ficou contente. Chamou a mulher:
–
Olha o ovo que a galinha botou.
A
mulher ficou contente:
–
Vamos ficar ricos!
E
a mulher começou a tratar bem da galinha. Todos os dias a mulher dava mingau
para a galinha. Dava pão-de-ló, dava até sorvete. E todos os dias a galinha
botava um ovo de ouro. Foi então que o marido disse:
–
Pra que esse luxo com a galinha? Nunca vi galinha comer pão-de-ló… Muito menos
tomar sorvete!
–
É, mas esta é diferente! Ela bota ovos de ouro!
O
marido não quis conversa:
–
Acaba com isso mulher. Galinha come é farelo.
Aí
a mulher disse:
–
E se ela não botar mais ovos de ouro?
–
Bota sim – o marido respondeu.
A
mulher todos os dias dava farelo à galinha. E a galinha botava um ovo de ouro.
Novamente
o marido disse:
–
Farelo está muito caro, mulher, um dinheirão! A galinha pode muito bem comer
milho.
–
E se ela não botar mais ovos de ouro?
–
Bota sim – o marido respondeu.
Aí
a mulher começou a dar milho pra galinha. E todos os dias a galinha botava um ovo
de ouro. Outra vez o marido disse:
–
Pra que esse luxo de dar milho pra galinha? Ela que procure o de-comer no
quintal!
–
E se ela não botar mais ovos de ouro? – a mulher perguntou.
–
Bota sim – o marido falou.
E
a mulher soltou a galinha no quintal. Ela catava sozinha a comida dela. Todos
os dias a galinha botava um ovo de ouro. Um dia a galinha encontrou o portão
aberto. Foi embora e não voltou mais.
Dizem,
eu não sei, que ela agora está numa boa casa onde tratam dela a pão-de-ló.
(Ruth Rocha)
1) O texto recebe o título de
O homem e a galinha. Por que a história recebe esse título?
a) Porque eles são os personagens principais da história narrada.
b) Porque eles representam, respectivamente, o bem e o mal na história.
c) Porque são os narradores da história.
d) Porque ambos são personagens famosos de outras histórias.
e) Porque representam a oposição homem-animal.
a) Porque eles são os personagens principais da história narrada.
b) Porque eles representam, respectivamente, o bem e o mal na história.
c) Porque são os narradores da história.
d) Porque ambos são personagens famosos de outras histórias.
e) Porque representam a oposição homem-animal.
2) Qual das afirmativas a seguir
não é correta em relação ao homem da fábula?
a) É um personagem preocupado com o corte de gastos.
b) Mostra ingratidão em relação à galinha.
c) Demonstra não ouvir as opiniões dos outros.
d) Identifica-se como autoritário em relação à mulher
e) Revela sua maldade nos maus-tratos em relação à galinha.
a) É um personagem preocupado com o corte de gastos.
b) Mostra ingratidão em relação à galinha.
c) Demonstra não ouvir as opiniões dos outros.
d) Identifica-se como autoritário em relação à mulher
e) Revela sua maldade nos maus-tratos em relação à galinha.
3) Qual das características a
seguir pode ser atribuída à galinha?
a) avareza
b) conformismo
c) ingratidão
d) revolta
e) hipocrisia
a) avareza
b) conformismo
c) ingratidão
d) revolta
e) hipocrisia
4) Era uma vez um homem que tinha
uma galinha. De que outro modo poderia ser dita a frase destacada?
a) Era uma vez uma galinha, que vivia com um homem.
b) Era uma vez um homem criador de galinhas.
c) Era uma vez um proprietário de uma galinha.
d) Era uma vez uma galinha que tinha uma propriedade.
e) Certa vez um homem criava uma galinha.
a) Era uma vez uma galinha, que vivia com um homem.
b) Era uma vez um homem criador de galinhas.
c) Era uma vez um proprietário de uma galinha.
d) Era uma vez uma galinha que tinha uma propriedade.
e) Certa vez um homem criava uma galinha.
5) Era uma vez é uma expressão que
indica tempo:
a) bem localizado
b) determinado
c) preciso
d) indefinido
e) bem antigo
a) bem localizado
b) determinado
c) preciso
d) indefinido
e) bem antigo
6) A segunda frase do texto diz ao
leitor que a galinha era uma galinha como as outras. Qual o significado dessa
frase?
a) A frase tenta enganar o leitor, dizendo algo que não é verdadeiro.
b) A frase mostra que era normal que as galinhas botassem ovos de ouro.
c) A frase indica que ela ainda não havia colocado ovos de ouro.
d) A frase mostra que essa história é de conteúdo fantástico.
e) A frase demonstra que o narrador nada conhecia de galinha.
a) A frase tenta enganar o leitor, dizendo algo que não é verdadeiro.
b) A frase mostra que era normal que as galinhas botassem ovos de ouro.
c) A frase indica que ela ainda não havia colocado ovos de ouro.
d) A frase mostra que essa história é de conteúdo fantástico.
e) A frase demonstra que o narrador nada conhecia de galinha.
7) O que faz a galinha ser
diferente das demais?
a) Botar ovos todos os dias independentemente do que comia.
b) Oferecer diariamente ovos a seu patrão avarento.
c) Pôr ovos de ouro antes da época própria.
d) Botar ovos de ouro a partir de um dia determinado.
e) Ser bondosa, apesar de sofrer injustiças.
a) Botar ovos todos os dias independentemente do que comia.
b) Oferecer diariamente ovos a seu patrão avarento.
c) Pôr ovos de ouro antes da época própria.
d) Botar ovos de ouro a partir de um dia determinado.
e) Ser bondosa, apesar de sofrer injustiças.
8) O homem ficou contente. O
conteúdo dessa frase indica um (a):
a) causa
b) modo
c) explicação
d) consequência
e) comparação
a) causa
b) modo
c) explicação
d) consequência
e) comparação
9) A presença de travessões no
texto indica:
a) a admiração da mulher
b) a surpresa do homem
c) a fala dos personagens
d) a autoridade do homem
e) a fala do narrador da história
a) a admiração da mulher
b) a surpresa do homem
c) a fala dos personagens
d) a autoridade do homem
e) a fala do narrador da história
10) Que elementos demonstram que a
galinha passou a receber um bom tratamento, após botar o primeiro ovo de
ouro?
a) pão-de-ló / mingau / sorvete
b) milho / farelo / sorvete
c) mingau / sorvete / milho
d) sorvete / farelo / pão-de-ló
e) farelo / mingau / sorvete
a) pão-de-ló / mingau / sorvete
b) milho / farelo / sorvete
c) mingau / sorvete / milho
d) sorvete / farelo / pão-de-ló
e) farelo / mingau / sorvete
11) Dizem, eu não sei… Quem é o
responsável por essas palavras?
a) o homem
b) a galinha
c) o narrador
d) a mulher
e) o ovo
a) o homem
b) a galinha
c) o narrador
d) a mulher
e) o ovo
Já fiz o dever e estava muito fácil!!😁
ResponderExcluirParabéns!!!
ExcluirMuito fácil , gostei desse tipo de dever , faz mais por favor!
ResponderExcluirFiquei feliz que você gostou. Com certeza novos desafios virão. Aguarde! Beijos.
ExcluirMuito legal tia Kezia! Mateus lara...
ResponderExcluirQue bom que está participando. Continue assim!
ResponderExcluir