Desafios

"E que nunca nos falte a esperança de dias melhores."

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Desafio 4º ano


Atividade para o 4º ano do texto reflexivo - O Toco de Lápis

(Atenção! O gabarito e as respostas pessoais deverão ser registradas no bloco)

O Toco de Lápis
               Lá, num fundo de gaveta, dois lápis estavam juntos.
               Um era novo, bonito, com ponta muito bem feita. Mas o outro – coitadinho! – era triste de se ver. Sua ponta era rombuda, dele só restava um toco, de tanto ser apontado.
               O grandão, novinho em folha, olhou para a triste figura do companheiro e chamou:
               – Ô, baixinho! Você, aí embaixo! Está me ouvindo?
               – Não precisa gritar – respondeu o toco de lápis. – Eu não sou surdo!
               – Não é surdo? Ah, ah, ah! Pensei que alguém já tivesse até cortado as suas orelhas, de tanto apontar sua cabeça!
               O toquinho de lápis suspirou:
               – É mesmo... Até já perdi a conta de quantas vezes eu tive de enfrentar o apontador...
               O lápis novo continuou com a gozação:
               – Como você está feio e acabado! Deve estar morrendo de inveja de ficar ao meu lado. Veja como eu sou lindo, novinho em folha!
               – Estou vendo, estou vendo... Mas, me diga uma coisa: Você sabe o que é uma poesia?
               – Poesia? Que negócio é esse?
               – Sabe o que é uma carta de amor?
               – Amor? Carta? Você ficou louco, toquinho de lápis?
               – Fiquei tudo! Louco, alegre, triste, apaixonado! Velho e gasto também. Se assim fiquei, foi porque muito vivi. Fiquei tudo aquilo que aprendi de tanto escrever durante toda a vida.
               Romance, conto, poesia, narrativa, descrição, composição, teatro, crônica, aventura, tudo! Ah, valeu a pena ter vivido tanto, ter escrito tanta coisa, mesmo tendo de acabar assim, apenas um toco de lápis. E você, lápis novinho em folha: o que é que você aprendeu?
               O grandão, que era um lindo lápis preto, ficou vermelho de vergonha...

                          Pedro Bandeira
                        Estudando o texto
1) Leia a frase abaixo:
 “Sua ponta era rombuda, dela só restava um toco”
Esta frase quer dizer que o lápis era:
a) fino
b) pequeno
c) grande
2) Os dois lápis estavam:
a) no estojo
b) na gaveta
c) na mochila
3) De acordo com o texto, o grandão novinho em folha, se refere ao:
a) lápis sem ponta
b) lápis pequeno
c) lápis novo
4) Leia o trecho:
“Até perdi a conta de quantas vezes eu tive de enfrentar o apontador.”
A expressão em destaque quer dizer que:
a) brigar com o apontador
b) quebrar o apontador
c) ser apontado várias vezes
5) Leia a frase:
“O lápis novo continuou a gozação.”
A palavra em destaque pode ser substituída por;
a) elogio
b) zombaria
c) diálogo
6) Leia o trecho onde o lápis grande fala a seguinte frase:
“ _ Como você está feio e acabado! Deve estar morrendo de inveja de ficar ao meu lado. Veja como eu sou lindo, novinho em folha!”
 O lápis novo, revela uma atitude:
a) simpática
b) delicada
c) arrogante
7) Leia o trecho:
“ Se assim fiquei, foi porque muito vivi.”
O personagem do texto retratado nesta frase é:
a) O lápis novo e bonito.
b) O lápis de pouco uso.
c) O lápis velho e gasto de tanto escrever.
8) Leia o trecho: “Você ficou louco toquinho de lápis?”
 No texto, a frase acima indica:
a) perder a consciência.
b) ficar nervoso
c) ficar contente
9) O toquinho de lápis, revelou uma condição de:
a) tristeza
b) insatisfação
c) alegria e experiência
10) Por que o lápis grandão, novinho em folha  ficou com vergonha?
a) Porque foi desmascarado
b) Porque era grandão demais
c) Porque percebeu que nada aprendeu.
11) O texto que você acabou de ler nos passa uma mensagem muito bonita. Qual das alternativas abaixo define essa mensagem?
a) O texto mostra que devemos ter respeito pelos mais velhos, pois eles já viveram várias experiências e possuem grande sabedoria.
b) O texto mostra que os jovens são donos do conhecimento, por isso os mais velhos devem seguir os exemplos deles.
c) O texto mostra que devemos ter respeito pelos mais novos, pois eles já viveram várias experiências e possuem grande sabedoria.
12) Qual é o melhor sentido de “lápis novinho em folha”: lápis que já foi apontado diversas vezes ou lápis que nunca foi utilizado?
a) Lápis com a ponta fina. 
b) Lápis que nunca foi utilizado.
c) Lápis que já foi utilizado.
13) Releia o trecho do texto:
“_ Não é surdo? Ah, Ah, Ah!”? Pensei que alguém já tivesse até cortado as suas orelhas, de tanto apontar sua cabeça!”
O que representa a expressão? Ah, Ah, Ah!”?
a) A expressão representa o som de uma risada. No caso, representa a gozação do lápis velho.
b) A expressão representa o som de uma risada. No caso, representa a satisfação do lápis velho.
c) A expressão representa o som de uma risada. No caso, representa a gozação do lápis novo.
14) Observe novamente o trecho a seguir.
“_ Fiquei tudo! Louco, alegre, triste, apaixonado! Velho e gasto também.” 
As palavras destacadas nesse trecho são:
a) Substantivos, pois nomeiam coisas.
b) Adjetivos, pois expressam características de um ser.
c) Artigos, pois acompanham os substantivos.
        Respostas pessoais
15)  Você concorda com a forma do lápis novo tratar o mais velho? Por quê?
16) O lápis mais novo imagina que o mais velho está morrendo de inveja dele. Será que ele tem razão? Por quê?
17) Em sua casa, há pessoas idosas? Quantas?
18) Qual o seu relacionamento com as pessoas mais velhas ?

2 comentários:

  1. Carolina Teixeira Ramos30 de maio de 2018 às 21:34

    Gostei muito do seu BLOG vc teve uma ótima ideia!

    ResponderExcluir