Ensinando a aprender ... Aprendendo a ensinar - "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina." Cora Coralina
Desafios
"E que nunca nos falte a esperança de dias melhores."
terça-feira, 21 de julho de 2020
Polissemia
Polissemia – o que é, exemplos e diferenciações
Polissemia
O termo polissemia é um dos mais empregados no que se refere
ao estudo da Língua Portuguesa. Para saber os detalhes quanto ao significado e
aplicação dele, confira abaixo:
Polissemia – o que é?
Trata-se de um conceito da área de Linguística, mas
especificamente da Semântica, utilizado para definir “algo que possui muitos
significados.”
Desse modo, uma palavra polissêmica nada mais é que aquela
que possui significados múltiplos, embora seja escrita e pronunciada da mesma
forma.
10 exemplos de palavras polissêmicas
Para ilustrar o que significa exatamente uma palavra
polissêmica, basta considerar os seguintes exemplos:
1 – Banco
Significado 1 = local onde são feitas operações financeiras.
Ex.: Henrique e eu fomos ao banco solicitar um empréstimo
Significado 2 = assento sem encosto.
Ex.: O banco onde nos sentamos era desconfortável.
2 – Letra
Significado 1 = símbolo utilizado na escrita.
Ex.: A letra A é a vogal mais utilizada na Língua
Portuguesa.
Significado 2 = documento que serve como substituto de
dinheiro.
Ex.: A letra de crédito imobiliário é uma das melhores
estratégias de investimento.
Significado 3 = música, canção.
Ex.: A letra da música de Elis Regina é poética.
3 – Vela
Significado 1 = vela feita de cera que é utilizada para
iluminar ou decorar ambientes.
Ex.: O jantar à luz de velas estava perfeito.
Significado 2 = tipo de superfície que gera trabalho ao ser
exposta ao vento (vela do barco).
Ex.: As velas do barco estavam bem ajustadas.
4 – Gato
Significado 1 = animal mamífero.
Ex.: O gato saltava de um lado para o outro da sala.
Significado 2 – homem atraente.
Ex.: Aquele rapaz é um gato.
5 – Cabeça
Significado 1 = parte do corpo humano.
Ex.: João precisou fazer um exame detalhado da cabeça.
Significado 2 = líder de um grupo.
Ex.: Pedro era o cabeça da gangue.
6 – Dama
Significado 1 – senhora pertencente à nobreza.
Ex.: Luíza sempre se comportou como uma verdadeira dama.
Significado 2 – peça de um jogo de tabuleiro.
Ex.: As crianças adoram brincar com o jogo de damas.
7 – Cabo
Significado 1 = acidente geográfico.
Ex.: O Cabo da Boa Esperança pertence à África do Sul.
Significado 2 = posto militar.
Ex.: Antônio iniciou suas atividades no Exército Brasileiro
na condição de cabo.
Significado 3 = parte de um objeto ou ferramenta (vassoura,
faca, martelo, enxada etc.).
Ex.: O cabo do martelo estava solto.
8 – Estrela
Significado 1 = parte integrante do Universo.
Ex.: O sol é a principal estrela do Sistema Solar.
Significado 2 = pessoa que se destaca.
Ex.: Helena foi considerada a estrela do espetáculo.
9 – Boca
Significado 1 = abertura de um recipiente.
Ex.: A boca da garrafa de refrigerante estava quebrada.
Significado 2 = parte do corpo.
Ex.: “A boca fala do que está cheio o coração.” (Citação
bíblica).
Significado 3 = no sentido de provocação.
Ex.: Elvira continua mandando bocas para a vizinha do 4º
andar.
10 – Formigueiro
Significado 1 = multidão.
Ex.: Às vésperas do Natal, a Avenida 25 de Março em São
Paulo parece um formigueiro.
Significado 2 = sensação semelhante à de coceira.
Ex.: O paciente relatou ao médico que estava sentindo um
formigueiro nos pés.
Significado 3 = toca das formigas.
Ex.: Havia um imenso formigueiro no jardim de casa.
Quais são as origens
da polissemia?
Os motivos para que ocorra a polissemia são variados, sendo
os principais deles:
A influência de estrangeirismos e neologismos;
Utilização de sentido figurado na linguagem, especialmente
no que diz respeito a metáforas e metonímias;
Ocorrência da tradução de linguagem específica para a
linguagem corrente.
domingo, 5 de julho de 2020
Língua Portuguesa/Redação - 5º
Discurso Direto e Indireto
- Registro no caderno
Discurso Direto e Indireto -
Compreender o discurso direto e indireto é fundamental para
a elaboração de diversos tipos de textos, assim como para uma correta
interpretação de conteúdos e análise dos recursos aplicados na língua
portuguesa. Para saber a diferença entre esses dois tipos de discurso veremos exemplos práticos.
O que é o discurso
direto?
É considerado como o tipo de discurso mais comum e natural,
caracterizado pela livre expressão dos personagens, fazendo com que eles
assumam vida própria no decorrer da narração. Para aprender diferenciar
discurso direto e indireto é essencial conhecer as características de cada um.
- Características do discurso direto
Consiste numa transcrição exata da fala das personagens na
narração, onde não ocorre a participação do narrador;
Esse tipo de discurso geralmente é antecedido pelo travessão
(sinal de pontuação que aponta quando se inicia a fala de uma personagem,
quando ocorre mudança de interlocutores e quando existe mudança para o narrador
por meio de um verbo de elocução). Entretanto, muitos autores de narração
preferem colocar o discurso direto entre aspas (sinal de pontuação que indica
uma transcrição ou citação);
O discurso direto é introduzido por verbos de elocução, tais
como: falar, dizer, comentar, perguntar, responder, observar, murmurar,
exclamar, gritar, aconselhar etc. Os verbos de elocução são seguidos por dois
pontos (sinal de pontuação).
Alguns exemplos de discurso direto
A desconhecida perguntou:
— Quando ele saiu?
Foi então que Antônio respondeu:
— Não vi exatamente o horário que ele foi embora.
Todas as manhãs minha mãe aconselhava: “não faça bagunça
durante a aula e preste atenção na matéria”.
A aluna afirmou:
— Preciso estudar muitos dias para a prova.
O que é o discurso
indireto?
Para diferenciar discurso direto e indireto, basta
compreender que o indireto não permite a livre expressão do personagem, já que
todas as falas dos personagens são apresentadas pelo narrador. Isso significa
que o personagem não adquire fala própria.
- Características do discurso indireto
A narração é construída em 3ª pessoa;
Esse tipo de discurso é introduzido por verbos de elocução,
como, por exemplo: dizer, perguntar, falar, comentar, responder, replicar,
exclamar, observar, gritar etc. Tais verbos são seguidos por
conjunções (que ou se), exercendo a função de separar a fala do narrador da
fala da personagem;
Durante o discurso, o narrador atua como um intermediário,
usando suas próprias palavras para reproduzir a essência das falas das
personagens, atuando também na reprodução das personalidades e reações de tais
personagens.
Alguns exemplos do discurso indireto
A desconhecida perguntou timidamente que horas eram.
Foi então que Carlos observou como ela era linda.
Todas as noites meu pai pedia que eu fizesse minhas orações
antes de dormir.
O aluno afirmou que precisaria estudar vários dias para o
teste.
Atividade
1 – Com relação ao discurso indireto, aponte qual a alternativa que não condiz com as características desse tipo de discurso:
- No discurso indireto é quando as personagens são conhecidas por meio de suas próprias palavras, ou seja, por seu próprio discurso;
- Durante o discurso indireto, o narrador usa suas próprias palavras para fazer a reprodução da fala de um determinado personagem;
- De forma geral, o discurso indireto é elaborado em 3ª pessoa;
- Nesse discurso, o narrador é uma espécie de porta-voz dos pensamentos e das falas dos personagens.
sexta-feira, 3 de julho de 2020
quinta-feira, 2 de julho de 2020
sexta-feira, 1 de maio de 2020
Jogos Educativos
Vamos aprender brincando?
Link: Ditado
Link: Separando sílabas
Link: Acentuação
Link: Prevenção - Coronavírus
Link: Mestre da Tabuada
Link: Forma palavras
Link: Mapa-Múndi
Link: Algarismos Romanos
Link: Jogo do plural
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quarta-feira, 8 de abril de 2020
História - 4º ano
Aula - 08/04/2020
Fatos históricos no tempo - Revisão (Séculos)
Orientações:
Fatos históricos no tempo - Revisão (Séculos)
Orientações:
- Assista o vídeo abaixo, faça a leitura e análise do "Calculando Séculos".
- Registre em seu caderno a regra prática para calcular os séculos.
- Clique no link "atividades de história", registre e responda em seu caderno.
Link: Atividades de História
terça-feira, 7 de abril de 2020
Língua Portuguesa - 5º ano
Aula 07/04 - Turma 252
Aula 08/04 - Turma 251
Aula 08/04 - Turma 251
Livro de português: Páginas 32 e 33. - Realizar a correção...
Clique nos links:Livro -Página 32
- Orientações: A atividade a seguir deverá ser registrada e respondida no caderno de português.
- Na atividade nº 3 você irá desenhar a mesma cena, porém, do seu jeito. Capriche!
Língua Portuguesa - 4º ano
Aula 07/04/2020
- Correção das tarefas do dia 06/04 no caderno de português (treino ortográfico; substantivos).
- Para acessar o gabarito, basta clicar no link a seguir.
- Após realizar a correção das tarefas do caderno, assista os vídeos abaixo...ADJETIVO.
Parte 2
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Registre o texto enigma em seu caderno de português. Vamos lá, aceite o desafio... você consegue.
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Fonemas e Letras A palavra fonologia é formada pelos elementos gregos fono ( "som, voz") e log , logia ( "est...