Desafios

"E que nunca nos falte a esperança de dias melhores."

terça-feira, 21 de julho de 2020

Palavras Derivadas

Prefixo e Sufixo


Polissemia


Polissemia – o que é, exemplos e diferenciações

Polissemia
O termo polissemia é um dos mais empregados no que se refere ao estudo da Língua Portuguesa. Para saber os detalhes quanto ao significado e aplicação dele, confira abaixo:
Polissemia – o que é?
Trata-se de um conceito da área de Linguística, mas especificamente da Semântica, utilizado para definir “algo que possui muitos significados.”
Desse modo, uma palavra polissêmica nada mais é que aquela que possui significados múltiplos, embora seja escrita e pronunciada da mesma forma.

10 exemplos de palavras polissêmicas
Para ilustrar o que significa exatamente uma palavra polissêmica, basta considerar os seguintes exemplos:

1 – Banco
Significado 1 = local onde são feitas operações financeiras.
Ex.: Henrique e eu fomos ao banco solicitar um empréstimo
Significado 2 = assento sem encosto.
Ex.: O banco onde nos sentamos era desconfortável.

2 – Letra
Significado 1 = símbolo utilizado na escrita.
Ex.: A letra A é a vogal mais utilizada na Língua Portuguesa.
Significado 2 = documento que serve como substituto de dinheiro.
Ex.: A letra de crédito imobiliário é uma das melhores estratégias de investimento.
Significado 3 = música, canção.
Ex.: A letra da música de Elis Regina é poética.

3 – Vela
Significado 1 = vela feita de cera que é utilizada para iluminar ou decorar ambientes.
Ex.: O jantar à luz de velas estava perfeito.
Significado 2 = tipo de superfície que gera trabalho ao ser exposta ao vento (vela do barco).
Ex.: As velas do barco estavam bem ajustadas.

4 – Gato
Significado 1 = animal mamífero.
Ex.: O gato saltava de um lado para o outro da sala.
Significado 2 – homem atraente.
Ex.: Aquele rapaz é um gato.

5 – Cabeça
Significado 1 = parte do corpo humano.
Ex.: João precisou fazer um exame detalhado da cabeça.
Significado 2 = líder de um grupo.
Ex.: Pedro era o cabeça da gangue.

6 – Dama
Significado 1 – senhora pertencente à nobreza.
Ex.: Luíza sempre se comportou como uma verdadeira dama.
Significado 2 – peça de um jogo de tabuleiro.
Ex.: As crianças adoram brincar com o jogo de damas.

7 – Cabo
Significado 1 = acidente geográfico.
Ex.: O Cabo da Boa Esperança pertence à África do Sul.
Significado 2 = posto militar.
Ex.: Antônio iniciou suas atividades no Exército Brasileiro na condição de cabo.
Significado 3 = parte de um objeto ou ferramenta (vassoura, faca, martelo, enxada etc.).
Ex.: O cabo do martelo estava solto.

8 – Estrela
Significado 1 = parte integrante do Universo.
Ex.: O sol é a principal estrela do Sistema Solar.
Significado 2 = pessoa que se destaca.
Ex.: Helena foi considerada a estrela do espetáculo.

9 – Boca
Significado 1 = abertura de um recipiente.
Ex.: A boca da garrafa de refrigerante estava quebrada.
Significado 2 = parte do corpo.
Ex.: “A boca fala do que está cheio o coração.” (Citação bíblica).
Significado 3 = no sentido de provocação.
Ex.: Elvira continua mandando bocas para a vizinha do 4º andar.

10 – Formigueiro
Significado 1 = multidão.
Ex.: Às vésperas do Natal, a Avenida 25 de Março em São Paulo parece um formigueiro.
Significado 2 = sensação semelhante à de coceira.
Ex.: O paciente relatou ao médico que estava sentindo um formigueiro nos pés.
Significado 3 = toca das formigas.
Ex.: Havia um imenso formigueiro no jardim de casa.

Quais são as origens da polissemia?
Os motivos para que ocorra a polissemia são variados, sendo os principais deles:
A influência de estrangeirismos e neologismos;
Utilização de sentido figurado na linguagem, especialmente no que diz respeito a metáforas e metonímias;
Ocorrência da tradução de linguagem específica para a linguagem corrente.

Pontuação e Sentido - 5º

Revisão



domingo, 5 de julho de 2020

Língua Portuguesa/Redação - 5º

Discurso Direto e Indireto




  • Registro no caderno

Discurso Direto e Indireto -

Compreender o discurso direto e indireto é fundamental para a elaboração de diversos tipos de textos, assim como para uma correta interpretação de conteúdos e análise dos recursos aplicados na língua portuguesa. Para saber a diferença entre esses dois tipos de discurso veremos exemplos práticos.

O que é o discurso direto?

É considerado como o tipo de discurso mais comum e natural, caracterizado pela livre expressão dos personagens, fazendo com que eles assumam vida própria no decorrer da narração. Para aprender diferenciar discurso direto e indireto é essencial conhecer as características de cada um.
  •      Características do discurso direto

Consiste numa transcrição exata da fala das personagens na narração, onde não ocorre a participação do narrador;
Esse tipo de discurso geralmente é antecedido pelo travessão (sinal de pontuação que aponta quando se inicia a fala de uma personagem, quando ocorre mudança de interlocutores e quando existe mudança para o narrador por meio de um verbo de elocução). Entretanto, muitos autores de narração preferem colocar o discurso direto entre aspas (sinal de pontuação que indica uma transcrição ou citação);
O discurso direto é introduzido por verbos de elocução, tais como: falar, dizer, comentar, perguntar, responder, observar, murmurar, exclamar, gritar, aconselhar etc. Os verbos de elocução são seguidos por dois pontos (sinal de pontuação).

Alguns exemplos de discurso direto
A desconhecida perguntou:
— Quando ele saiu?
Foi então que Antônio respondeu:
— Não vi exatamente o horário que ele foi embora.

Todas as manhãs minha mãe aconselhava: “não faça bagunça durante a aula e preste atenção na matéria”.

A aluna afirmou:
— Preciso estudar muitos dias para a prova.

O que é o discurso indireto?

Para diferenciar discurso direto e indireto, basta compreender que o indireto não permite a livre expressão do personagem, já que todas as falas dos personagens são apresentadas pelo narrador. Isso significa que o personagem não adquire fala própria.
  •     Características do discurso indireto

A narração é construída em 3ª pessoa;
Esse tipo de discurso é introduzido por verbos de elocução, como, por exemplo: dizer, perguntar, falar, comentar, responder, replicar, exclamar, observar, gritar etc. Tais verbos são seguidos por conjunções (que ou se), exercendo a função de separar a fala do narrador da fala da personagem;
Durante o discurso, o narrador atua como um intermediário, usando suas próprias palavras para reproduzir a essência das falas das personagens, atuando também na reprodução das personalidades e reações de tais personagens.
Alguns exemplos do discurso indireto

A desconhecida perguntou timidamente que horas eram.
Foi então que Carlos observou como ela era linda.

Todas as noites meu pai pedia que eu fizesse minhas orações antes de dormir.

O aluno afirmou que precisaria estudar vários dias para o teste.

Atividade
1 – Com relação ao discurso indireto, aponte qual a alternativa que não condiz com as características desse tipo de discurso:

  1. No discurso indireto é quando as personagens são conhecidas por meio de suas próprias palavras, ou seja, por seu próprio discurso;
  2. Durante o discurso indireto, o narrador usa suas próprias palavras para fazer a reprodução da fala de um determinado personagem;
  3. De forma geral, o discurso indireto é elaborado em 3ª pessoa;
  4. Nesse discurso, o narrador é uma espécie de porta-voz dos pensamentos e das falas dos personagens.

quarta-feira, 8 de abril de 2020

História - 4º ano

Aula - 08/04/2020
Fatos históricos no tempo  - Revisão (Séculos)
Orientações: 

  • Assista o vídeo abaixo, faça a leitura e análise do "Calculando Séculos". 
  • Registre em seu caderno a regra prática para calcular os séculos.
  • Clique no link "atividades de história", registre e responda em seu caderno.



terça-feira, 7 de abril de 2020

Língua Portuguesa - 5º ano

Aula 07/04 - Turma 252
Aula 08/04 - Turma 251

Livro de português: Páginas 32 e 33. - Realizar a correção...
Clique nos links:Livro -Página 32
  • Orientações: A atividade a seguir deverá ser registrada e respondida no caderno de português. 
  • Na atividade nº 3 você irá desenhar a mesma cena, porém, do seu jeito. Capriche! 


Língua Portuguesa - 4º ano


Aula 07/04/2020
  • Correção das tarefas do dia 06/04 no caderno de português (treino ortográfico; substantivos).
  • Para acessar o gabarito, basta clicar no link a seguir.
  • Após realizar a correção das tarefas do caderno, assista os vídeos abaixo...ADJETIVO.
Parte 1
Parte 2