Desafios

"E que nunca nos falte a esperança de dias melhores."

terça-feira, 31 de março de 2020

Leitura e interpretação - 4º ano

Orientações para realizar a atividade a seguir: Realize a leitura do texto e responda as questões em seu caderno de português.

No caderno... Atividades do blog, realizada dia _______. Interpretação do texto "O toco de lápis".
Respostas...

segunda-feira, 30 de março de 2020

Hora da Literatura - 5º ano

O Mágico de Oz
Durante nossas aulas desta etapa, conversamos, debatemos e aprendemos um pouco sobre o gênero "Conto". Em uma dessas aulas foi contada a história "O Mágico de Oz" para vocês...assistam o vídeo acima para relembrar essa emocionante aventura. 
Observação: Você precisa saber essa história para realizar o trabalho de avaliação on-line no Google Classroom.

domingo, 29 de março de 2020

Hora da Literatura - 4º ano

O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos

Registre em seu caderno de Língua Portuguesa/Redação as informações abaixo...

Ficha Literária
Obra: O Menino, o Dinheiro e os Três Cofrinhos.
Autor e Ilustrador: Reinaldo Domingos
Editora: DSOP

Reproduza do seu jeito uma nova capa para a história...Capriche!

quinta-feira, 26 de março de 2020

História - 5º ano

Vídeos Revisionais - História


Revisão de História - 5º ano

Origem Humana
As origens do ser humano têm sido discutidas há séculos e até hoje não existe um consenso sobre a questão. Alguns creem no criacionismo, outros acreditam na evolução das espécies, já outros buscam as respostas em seres de outros planetas, entre outras teorias.
A teoria criacionista foi feita a partir de conceitos judaico-cristãos que se encontram na Bíblia. “No princípio, Deus criou o céu e a terra (...)” – trecho retirado da Bíblia de Jerusalém. De religião em religião, todas acreditam que seu Deus tenha criado a tudo e a todos. Na bíblia, há um trecho que diz que nossa criação foi feita à “imagem de Deus”, dando a entender que Deus não é alguma coisa ou alguma força, mas alguém como nós. Para os que acreditam no criacionismo, os seres humanos são diferentes das demais criaturas por terem sentimentos, vontade, inteligência, moral, etc.
Já a teoria evolucionista baseia-se nos estudos do cientista inglês Charles Darwin, que propôs o evolucionismo em um de seus livros, “A Origem das Espécies”. De acordo com Darwin, todos os seres vivos tiveram sua evolução a partir um ancestral comum. As mudanças ocorridas e as diferenças entre as espécies deram-se pelo processo de seleção natural, no qual os indivíduos que melhor se adaptam ao meio ambiente sobrevivem, deixando descendentes, que por sua vez também sofrem alterações em seu mecanismo biológico e deixam novos descendentes formando um círculo vicioso.
Estudiosos e defensores da teoria evolucionista pregam que, em dado momento da evolução, os seres humanos e os macacos tiveram um ancestral em comum. Deste ancestral evoluíram dois grupos diferentes: um deles gerou o macaco e o outro gerou os seres humanos.
Esta tese teve forte impacto na sociedade cristã do século XIX. Duramente criticado pelos religiosos, Darwin continuou suas pesquisas. Dentre os aspectos explorados por ele constam:

  1. O processo de evolução das espécies é gradual e contínuo.
  2. Todos os seres vivos descendem, em última instância, de um ancestral comum.
  3. O mecanismo pelo qual os seres vivos mudam e evoluem é a seleção natural: os indivíduos mais adaptados ao meio ambiente conseguem melhores resultados na luta pela sobrevivência.